terça-feira, 18 de outubro de 2011

TEXTO: A SOCIEDADE DA APRENDIZAGEM E O DESAFIO DE CONVERTER INFORMAÇÃO EM CONHECIMENTO DE JUAN IGNACIO POZO.


A leitura do texto nos trouxe algumas reflexões acerca do momento em que vivemos a respeito da informação e aprendizagem. O autor levanta alguns questionamentos como: mesmo prolongando o tempo de aprender, mais espaços sendo criados; cada vez mais pessoas buscando aprender o que tem ocorrido é um crescente fracasso na aprendizagem.
Diante desses questionamentos o autor apresenta uma caracterização de uma nova cultura da aprendizagem que não corresponde a antiga e talvez a atual. Nesta nova cultura se requer que nós professores utilizemos as novas ferramentas da tecnologia , que façamos isso tendo também novos espaços instrucionais que respondam a essas demandas.
Como ensinar então fazendo uso destas ferramentas a que hoje estão disponíveis a quase todos ? Necessário que a escola faça de maneira organizada e crítica levando alunos a desenvolver as competências cognitivas que são: a de adquirir informação, interpretar, analisar, compreender para desenvolver a comunicação da informação
Chego a seguinte conclusão a respeito do texto isso tudo a que ele fala é correto e verdadeiro,porém esqueceu-se de mencionar também a sobrecarga de nós professores, esqueceu-se também de mencionar que os alunos estão interessados apenas em passar o tempo em jogos e diversão , filmes, vídeos etc. e que não deixam sim de ser válidos tudo isso,mas que após se faça uso refletindo , avaliando e aprendendo com isso e não apenas um passa tempo como tem ocorrido com as tecnologias e outro ponto que não poderia deixar de colocar não é necessário mudar apenas a mentalidade do professor, mas que se mude também estrutura criando esses novos espaços instrucionais, com aparelhos que funcionem mesmo e com a quantidade necessária para avançar e ter uma educação de qualidade é o que todos nós educadores sonhamos e tentamos fazer diariamente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário